data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (arquivo/ Diário)
Aos 102 anos de idade, João Crescêncio, morador de Santa Maria e com muitas histórias para contar, morreu. A morte dele foi na noite da última terça-feira. Ele completaria 103 anos no mês de dezembro. O velório dele está previsto para começar às 16h30min desta quarta-feira na capela da Angelus, na Sala Esmeralda, em Santa Maria. O enterro será no Cemitério Ecumênico, em horário a ser confirmado.
Nascido no interior da cidade de São Pedro do Sul, ele se mudou ainda bebê para Santa Maria. Já foi notícia de jornal por muitos feitos que acumulou na vida: um deles é que integrou o time do Internacional de Porto Alegre na década de 40 e defendeu o clube em um dos melhores momentos da história Colorada, quando viu, de perto, nascer o time do "Rolo Compressor", responsável pelo até então inédito hexacampeonato gaúcho de 1940 a 1945. Ele atuou como atacante do clube de 1937 a 1942. Crescêncio dividiu o gramado com outros craques da época, entre eles Tesourinha e Carlitos, um de seus melhores amigos.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: reprodução
João Crescêncio em pé, à direita na foto com os colegas de time
O Inter lamentou a morte do ex-atacante, "última lenda viva do rolo compressor".
Além de defender o time, formou-se em contabilidade e, depois disso, recebeu proposta para trabalhar na Viação Férrea do Rio Grande do Sul, quando retornou a Santa Maria. Nos anos 60, ajudou a fundar o Guarany Atlântico Futebol Clube. Ele era o ex-atleta mais antigo do clube de Porto Alegre. Em 2014, foi convidado pela diretoria do Inter a participar da reinauguração do Gigante, quando recebeu homenagens do clube.
Ele também exerceu a cidadania durante muito tempo: mesmo não sendo obrigado a votar, fez questão de ir aos locais de votação - tanto em eleições municipais quando estaduais e federal - para garantir o direito de escolher seus representantes políticos.
No ano passado, com 101 anos de idade, ele escreveu mais um capitulo em sua história: venceu a Covid-19, após ficar cerca de 20 dias hospitalizado, entre setembro e outubro. Assista, no vídeo abaixo, o momento em que ele deixou o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo.
JOÃO CRESCÊNCIO E AS PÁGINAS DO DIÁRIO
Relembre, abaixo, um pouco das notícias em que João Crescêncio figurou no Diário. data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Julho de 2014, ele contou ao Diário como acompanhou a Copa do Mundo de Futebol: pelo rádio data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Julho de 2014, ele contou ao Diário como acompanhou a Copa do Mundo de Futebol: pelo rádio
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Edição de 2014, quando recebeu convite do Inter para reinauguração do estádio data-filename="retriever" style="width: 100%;">Edição de 2014, quando recebeu convite do Inter para reinauguração do estádio
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Em 2017, quando participou do Com a Palavra data-filename="retriever" style="width: 100%;">
No ano passado, quando foi entrevistado para falar da superação da Covid-19